sexta-feira, 19 de outubro de 2012



Mezinhas da Avózinha

Afonia - Recorra aos gargarejos com infusão de alecrim. A infusão de eucalipto com mel constitui outro remédio aconselhável, bem como beber uma infusão de casca de tangerina.

Aftas - São pequenas úlceras que aparecem nas gengivas, na língua e no interior das faces. Se for propenso a elas, coma iogurte e alimentos que contenham vitamina C, acido fólico e ferro. Evite sobretudo os alimentos picantes. Faça gargarejos com agua oxigenada à razão de uma parte de agua oxigenada por três ou quatro de agua. Também pode esfregar as aftas com uma saqueta de chá ou, simplesmente beber agua de camomila. O gelo também ajuda a reduzir o incomodo e a inflamação das mucosas.

Artrite - Para aliviar este problema, um remédio muito pratico é diluir um pouco de cânfora em óleo de amêndoas e massajar as zonas doridas antes de se deitar. Evite as carnes vermelhas, o feijão verde e o grão de bico, os lacticínios e as gorduras. Uma dieta a base de peixe, frutas e legumes para produzir melhorias apreciáveis. A sardinha, o salmão e a truta possuem ácidos gordos que ajudam a contrariar as inflamações da artrite. Outra solução consiste em lavar as partes afectadas com agua e urtiga, zimbro ou enxofre. Pode beber urtiga em infusão, que ajuda a limpar o organismo dos resíduos da ureia e outras substancias que agravam as dores das articulações. 0s unguentos quentes a base de mentol também contribuem bastante para reduzir as dores, mas se quiser aumentar ainda mais a sua eficácia pique umas malaguetas ate as reduzir a pó e adicione-o a unguento. Aplica-se na zona dorida três ou quatro vezes por dia. Dá bom resultado aplicar sobre a zona dorida um algodão empapado em sumo de limão e cebola crua.

Azia - Talvez se deva ao consumo de bebidas e alimentos irritantes ou muito condimentados, como café, chocolate, álcool, citrinos, molhos a base de tomate e alimentos gordos. Quando sofrer de acidez não se deite. Mantenha-se de pé para que o acido gástrico permaneça no estômago. Quando se deitar, erga a cabeceira da cama uns 2-4 cm. Pode tomar caldo de batata e infusoes de aipo, malva, tília ou camomila, a razão de 3g por cada chávena de agua a ferver. Também são boas as infusoes de arnica, dente de leão e tanchagem, na mesma propoção de folha e flores secas. Para quem não gosta de infusoes, alguns alimentos que aliviam a acidez são: batata, cenoura e couve-flor cozidas, e sumo de alface. Para prevenir a azia, tome as refeições uma colherzinha de vinagre de maça.

Cãibras - Há cãibras abdominais que podem ser confundidas com uma dor de estômago. São cãibras musculares que surgem quando se faz exercício depois de comer ou se come mais do que se deve. Produzem-se também nas coxas e na barriga das pernas durante a noite. Para as aliviar, beba um copo de água com uma colher de chá de bicabornato de sódio. É benéfico aumentar a ingestão de fibra e caminhar depois de comer. Para aliviar as cãibras nas pernas deve-se beliscar a parte afectada, ou então experimente contrair e descontrair a barriga da perna. Outro remédio eficaz é flectir os dedos dos pés em direcção ao joelho. Para aliviar cãibras nocturnas na barriga das pernas, tome regularmente uma colher de chá de mel antes das refeições. Não é bom aplicar compressas nem ar quente sobre os músculos afectados, pois o calor pode produzir inchaço. Convém elevar a parte afectada. A falta de potássio pode ser causa de cãibras. Neste caso, a banana e a laranja fornecem potássio em grande quantidade.

Cálculos na vesícula - O essencial é controlar o aumento de peso, visto que favorece o seu aparecimento. Depois, deve-se controlar o consumo de gorduras e limitar a ingestão de margarina e chocolate. Para aliviar o mal-estar aconselha-se beber sumo de rabanete, mas se a dor for muito intensa vá ao médico imediatamente, porque às vezes é preciso extrair o cálculo. São ideais as alcachofras e as ervas amargas como dente-de-leão, chicória, borragem, salsa  e trevo, pois limpam o fígado e a vesícula.

Cálculos renais - Para os prevenir em pessoas que já os tiveram, há que praticar regularmente desporto e evitar lacticínios, alimentos ricos em cálcio e marisco. Dependendo do tipo, há que eliminar o feijão-frade a beterraba, os espinafres, as amoras, a couve-flor, as alcachofras, a couve... Também o sal, os enchidos, a mostarda e os condimentos em geral. Para os eliminar, beba grandes quantidades de água. Outro segredo para eliminar areias e cálculos consiste em comer diariamente uma grande quantidade de agriões.

Cólicas estomacais - Aquece-se uma cebola e coloca-se sobre a zona do umbigo. Tomar uma infusão de verbena também é uma grande ajuda.

Enxaqueca - Coloque gelo sobre a testa ou a cabeça ao primeiro sintoma. Também pode massajar o couro cabeludo ou tapar os olhos com as palmas das mãos durante um minuto e reduzir a intensidade da luz. Quanto a plantas, podem aliviar as enxaquecas as ervas análgésicas (zimbo, valeriana), relaxantes (papoila) e purificadoras (hortelã-pimenta, camomila). As pessoas que sofrem de enxaqueca com frequência podem preveni-la tomando infusões de valeriana, alecrim, trevo e menta.

Insónia - Muitas vezes está relacionada com o stress e preocupações de todo o tipo. Há que saber descontrair-se, mas se ja sofre de insónia há varias soluções para dominá-la: aspirar aroma de alfazema, dormir em lençóis de linho (e não de algodão), resguardar bem a cama, evitar o álcool e tomar um banho 20 minutos, antes de deitar, em água quente com 200g de cones de lúpulo e 500g de farelo de trigo, tudo filtrado antes de adicionar à água.
Também pode tomar infusões de lúpulo, tusilagem, alecrim, alfazema ou valeriana. O quarto deve ser bem arejado se alguém tiver fumado nele. Evite os jantares copiosos.

Soluços - Desaparecem em poucos segundos tomando uma colher de chá de açúcar com três ou quatro gotas de vinagre.

Torcicolo - Aplique calor na zona com uma toalha previamente aquecida com o ferro de engomar o o secador de cabelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário